quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Biografia de escritores

Vladimir Nabokov

Vladimir Nabokov nasceu em 1899, em São Petersburgo (Rússia), numa família da antiga aristocracia. Em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique obriga a família a abandonar a nova União Soviética e ir para a Inglaterra.

Nabokov estuda em Cambridge até 1922, licenciando-se em literatura russa e francesa. Em seguida, muda-se para Berlim, onde dá aulas de tênis e inicia sua produção literária. "Lolita" é seu principal romance.

Em 1926, após publicar poemas e contos, lança seu primeiro romance, "Machenka". Depois de uma estadia em Paris, fugindo dos exércitos nazistas, chega em 1940 aos Estados Unidos, onde se dedica ao ensino de literatura russa em várias universidades além de trabalhar no departamento de entomologia (o estudo dos insetos) em Harvard.

A partir de 1958, o sucesso de seus livros lhe garante a dedicação a seus dois principais interesses: a literatura e os lepidópteros, cultivados nas montanhas da Suíça, até sua morte em 1977.

Entre muitos outros livros, escreveu os romances "Pnin, Fogo Pálido" e "Coisas Transparentes"; os contos reunidos em "Detalhes de um Pôr-do-Sol"; a tradução magistral, em quatro volumes, de "Eugene Onegin", de Pushkin; uma biografia de Nikolai Gogol e um volume de palestras sobre Dom Quixote; "Poemas e Problemas" e outros dois livros de poesia; e uma autobiografia, "A Pessoa em Questão".

Em 2001, foi publicada a coletânea "Nabokov's Butterflies", reunindo textos científicos e literários sobre as borboletas.

OPINIÃO: Li apenas a obra LOLITA desse autor. Extremamente pedófilo, a obra-prima de Nabokov gerou muita polêmica à época que foi publicado e ainda gera nos dias de hoje, pois se trata de um assunto que surge na mídia com muita frequência. Mas é um livro recomendado para todos, sem discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário