terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Biografia de escritores

Fecharei hoje o ano de 2009 aqui no blog e também a série de biografia de escritores...

Adolfo Bioy Casares

Escritor argentino de renome, Adolfo Bioy Casares nasceu a 15 de Setembro de 1914, em Buenos Aires.
Aos 11 anos escreveu a sua primeira novela, Iris y Margarita, dedicada a uma prima por quem esteve terrivelmente apaixonado.
Aos 14 anos escreveu Vanidad o Una Aventura Terrorífica, um conto que toca o género do fantástico e do policial.
Em 1932 (com 18 anos) conheceu, em casa de Victoria Ocampo (uma amiga escritora) aquele que viria a ser o seu grande amigo e colaborador em obras: Jorge Luis Borges. Dois anos mais tarde, em 1934, conheceu Silvina Ocampo (irmã da sua amiga Victoria) que, juntamente com Borges, conseguiu convencer Bioy Casares a abandonar os estudos e dedicar-se inteiramente à escrita. Bioy Casares acabou por casar-se com Silvina Ocampo em 1940. Nesse mesmo ano publicou La Invención de Morel, a sua obra mais famosa que é hoje considerada um clássico da literatura contemporânea.
Bioy Casares e Borges formam, durante anos, uma dupla extraordinária que os levou à produção de obras de referência como: Un modelo para la muerte (1946), Libro del cielo y del Inferno e as Crónicas de Bustos Domecq (1967) - a maioria das quais estão assinadas por esse pseudónimo que lhes era comum: Bustos Domecq.
Em 1954, ano em que publicou El sueño de los héroes , nasceu a sua filha Marta. Em 1969 é publicada a obra Diario de la guerra del cerdo, posteriormente adaptada a cinema por Leopoldo Torre Nilson.
A 8 de Março de 1999 Adolfo Bioy Casares morreu numa clínica de Buenos Aires, vítima de uma insuficiência respiratória e coronária.
A crítica é hoje unânime em afirmar que Bioy Casares apostou no humor e na ironia como forma de contrabalançar e até mesmo escapar à dureza da realidade vivida em Buenos Aires.
Bioy Casares tem a sua obra traduzida em 16 idiomas, talvez até pelo facto de toda ela abordar temas de profundidade filosófica e intelectual, desde a perspectiva do relato ou da novela fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário