quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Relembrando as bandas: Whitesnake

Whitesnake

A banda Whitesnake, criada em 1976, trata-se do projeto solo de David Coverdale, ex-vocalista da banda Deep Purple. O nome Whitesnake foi tomado de um de seus álbuns (Coverdale lançou dois álbuns solo após sair do Deep Purple e antes de montar o Whitesnake).

Coverdale chamou os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody, o baixista Neil Murray, o baterista Dave Dowle e o tecladista Pete Solley. Com esta formação gravaram em 1978 o seu álbum de estréia, "Snakebite". Com John Lord (que também havia tocado com o Deep Purple) nos teclados, lançaram, no mesmo ano, "Trouble". Quando comparado ao Deep Purple, ficava claro que o caminho escolhido pelo Whitesnake era outro; abandonar a temática e sonoridade de hard-rock-blues tradicionalista e enveredar pelos caminhos do hard-rock moderno americanizado> Isso ficaria cada vez mais claro no decorrer dos lançamentos da banda, "Lovehunter" (1979), "Ready An' Willing" (1980, com Ian Paice na bateria, mais um egresso do Deep Purple), "Live In The Heart Of The City" (1980), "Come and Get It" (1981) e "Saints & Sinners" (1982).

Com a formação relativamente estabilizada durante tempo suficiente para entrarem em estúdio, foi lançado o primeiro grande sucesso de mercado da banda, o álbum intitulado "Whitesnake", de 1987, que confirmava a sua tendência em apresentar um som cada vez mais comercial.

As péssimas vendas do álbum "Slip Of The Tongue" levaram Coverdale a abandonar temporariamente o cenário da música em 1990. Retornaria com o projeto Coverdale/Page (em parceria com Jimmy Page do Led Zeppelin) em 1994.

Em 1999 a banda seria colocada novamente na geladeira por Coverdale, que seguiu com sua pouco produtiva carreira solo, lançando o CD "Into The Light" em 2000.

Uma reunião do Whitesnake, seguida de tour pelos Estados Unidos, ocorreu em 2003, ano do aniversário de 25 anos da banda. Nomes como Tommy Aldridge e Reb Beach se juntaram ao vocalista e um novo sexteto foi formado, excursionando pela Europa e Estados Unidos com um show contendo o melhor da carreira da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário