quarta-feira, 5 de maio de 2010

Literatura pelo mundo

Literatura sueca - Parte II

No início do século XX, surge uma série de escritores – muitas vezes auto-didatas – que descrevem a situação das classes sociais desfavorecidas, principalmente no mundo agrícola. Nesta literatura proletária há a destacar, entre outros, Harry Martinson, Eyvind Johnson e Ivar Lo-Johansson. Mais recentemente, nos anos 60, com o aumento do ativismo político, novos escritores se afirmam dando uma certa continuidade à literatura proletária: Jan Myrdal e PC Jersild. Na primeira metade do século XX, Pär Lagerkvist produziu poesia e prosa, ventilando as grandes questões existenciais.

Três escritores desta época foram recompensados com o Prémio Nobel: Harry Martinson, Eyvind Johnson e Pär Lagerkvist

O romance policial tem tido grande sucesso na Suécia e no estrangeiro, especialmente na Alemanha. Autores atuais sã o Sjöwall e Wahlöo, e mais recentemente Jan Guillou, Henning Mankell, Liza Marklund e Stieg Larsson. O casal Sjöwall e Wahlöo criou o inspetor Beck e inseriu-o em ambientes sociais cuidadosamente retratados. Por sua vez, Henning Mankell criou o inspetor Kurt Wallander, em atividade na cidade de Ystad. Jan Guillou deu vida a um espião sueco chamado Carl Hamilton, na sua série de romances de espionagem Coq Rouge. Além disso Jan Guillou escreveu uma série de romances históricos, inventando uma personagem de nome Arn Magnusson. Os romances de Arn tiveram um enorme impacto na Suécia dos nossos dias. Por seu lado, Liza Marklund deu-nos a jornalista Annika Bengtzon, mergulhada em debate político e social. Dois dos seus romances foram filmatizados por Colin Nutley.

Um cometa literário entre 2005 e 2007 é o controversial Stieg Larsson e a sua Trilogia Mileenium com o par de detetives Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist, em que Lisbeth faz pensar na Pippi de Astrid Lindgren. No outro campo de sucesso internacional - a literatura infantil - Astrid Lindgren tem tido uma projeção mundial através da Pippi Långstrump, conhecida como Píppi Meialonga ou Pipi das Meias Altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário