quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Meus livros lidos em 2010

Vidas Secas - Graciliano Ramos

Sinopse:

Conta à história de uma família de retirantes nordestinos, Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais novo o menino mais velho e a cachorra Baleia, o que os leva a abandonar a terra natal é a seca, desde o principio é possível observar o sofrimento da família de Fabiano, no contraste da terra árida do sertão, as crianças não possuem nome são tratadas por “menino”, tornando-se possível observar a animalização dos retirantes, não existe diálogo entre a família. A cachorra possui nome e pensamento, em determinado momento a mãe em função da alimentação da família é obrigada a matar o papagaio; Fabiano admira quem sabe falar bem, e tenta imitar as palavras difíceis, porém ele mal se expressa, o soldado Amarelo, representante da autoridade do governo prende o patriarca da família injustamente, o que faz com que Fabiano analise sua situação de homem-bicho, acaba dando-se por vencido em relação a sua vida e a de seus filhos, perdendo as ilusões e esperanças. Sinhá Vitória assim como o marido não tem paciência com filhos, consegue fazer contas e raciocinar o que a torna menos ignorante que o marido. A cachorra Baleia consegui pensar e sentir como um ser humano, o animal acaba ficando doente Fabiano por acreditar que ela esta com hidrofobia acaba por matá-la, diante da agonia do animal é possível observar o processo de auto-analise, pois Baleia não entende os motivos que levam seu dono a cometer tal atrocidade; o soldado Amarelo é reencontrado por Fabiano perdido na caatinga, Fabiano enxerga ali a oportunidade de vingar-se, pois naquele local sua superioridade física é evidente, mas acaba por mostrar o caminho de volta ao soldado; a família segue vivendo as misérias de seu destino, o contraste com a paisagem onde pairam aves de arribação faz com que Fabiano volte a analisar sua vida, porém Sinhá Vitória, mais otimista consegue transmitir paz ao marido, a família de retirantes retoma suas andanças deixando a fazenda que encontraram no caminho, onde pararam por um tempo devido à seca, retomando suas andanças sem destino.

Opinião

Confesso que foram raros os clássicos da literatura brasileira que realmente me agradaram. VIDAS SECAS é um livro interessante, pois mostra a realidade sofrida do povo do sertão, mas como tantos outros clássicos não prendeu minha atenção.

A personagem mais interessante da trama é a cachorrinha Baleia. O texto quase não possui diálogos e os poucos que aparecem resumem-se a expressões monossilábicas, como "An?"...monótono na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário