quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Resenha - O recurso (John Grisham)

Sinopse:

Em O recurso, o leitor já começa a trama dentro de um tribunal de Hattiesburg, Mississippi, à espera do retorno do júri após o término de um longo julgamento. Quando o júri volta com um surpreendente veredicto de 41 milhões de dólares contra Krane Chemical Corporation, uma grande empresa química, considerada culpada por jogar substâncias tóxicas na água de Bowmore, uma pequena cidade em Cary County, é que Grisham começa a mostrar ao leitor o quanto os ricos podem ser ainda mais gananciosos.

O desfecho de O recurso é uma surpresa, perfeito para um livro cheio de viradas. E para os fãs de John Grisham é ótimo ver que o escritor continua dominando os tribunais como poucos.

Opinião:

Considerado o livro mais polêmico de John Grisham, O RECURSO mostra a influência econômica no poder judiciário. Como cita a sinopse, os ricos tornam-se mais gananciosos a cada dia e não medem esforços para conquistar o que almejam, nem que para isso tenham que realizar coisas ilícitas. O problema é que essa ilegalidade passa batida pelos olhos da justiça, pois o dinheiro envolvido "cala" aqueles que poderiam banir esse problema.

Uma grande empresa química polui as águas de uma pequena cidade e a população adoece com o decorrer dos anos, principalmente com câncer. Uma acusação nítida, mas que se põe em dúvida por influência dos poderosos.

A obra descreve os pormenores dos bastidores de uma campanha para a eleição do juiz da Suprema Corte do Estado do Mississipi. Muito dinheiro envolvido, a maioria doação dos reais interessados na eleição de determinado candidato. A atual juíza liberal perde o cargo para um candidato mais "linha dura" e o que parecia uma acusação devidamente comprovada contra a empresa química, deixa "na mão" milhares de vítimas desse crime ecológico.

Um enredo polêmico e metódico. E por que não dizer, chocante. O autor relata coisas que parecem absurdas, mas se pararmos para analisar, é exatamente o que acontece num mundo que está ao alcance de poucos: o dos milhões em dinheiro, que pode comprar o que quiser!!!

Um comentário: