quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Um pouco de The Allman Brothers

Legítimos representantes do country-blues-rock sulista dos Estados Unidos em meados da década de 70, a banda montada pelos irmãos Greg (vocais e teclados) e Duane Allman (guitarra) lançou mais de duas dezenas de álbuns nas últimos décadas, marcados por muitas mudanças de formação e tragédias. Entre outros influenciaram o estilo de bandas como Lynyrd Skynyrd e Grateful Dead.

Duane e Gregg nasceram e cresceram em Daytona Beach, Flórida, tradicional reduto de motoqueiros "easy riders", o que viria a marcar o visual e história da banda. Outros componentes fundamentais durante sua longa carreira, além dos irmãos Allman, foram os baixista Berry Oakley e Lammar Willians, o guitarrista Dikey Betts e os baterista John Johnson e Butch Trucks.

Seu maior clássico foi o álbum ao vivo de 1971 chamado "Live at Fillmore East", lançado ironicamente pouco antes da morte de Duane Allman em um acidente de motocicleta. Menos de um ano depois, após lançar mais um álbum de estúdio, um outro fundador, o baixista da banda, Berry Oakley, também morreu em um outro acidente de motocicleta.

No final dos anos 70 a banda se dissolveu sem motivos aparentes voltando à atividade ainda em 1979 para lançar mais dois discos e novamente encerrar sua carreira. Em 1989 voltaram a compor e tocar juntos, estando em atividade até hoje, gravando discos como nos velhos tempos (embora não tenham o mesmo sucesso) e fazendo turnês intermináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário