sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Entrevista com o autor - Larissa Siriani

Mais uma seção de entrevistas aqui no blog. A vítima da vez é a paulista Larissa Siriani, blogueira e autora de 4 livros...\o/

Confiram o bate-papo !!!

1. Quem é Larissa Siriani?

Cara, essa pergunta é sempre a mais difícil haha! A Larissa é uma garota que escreve, que estuda, tem amigos, sai de vez em quando, lê à beça e coleciona filmes e livros. Ela é meio teimosa, mas justifica isso por persistência. E ela definitivamente não tem muito jeito pra falar de si mesma.


2. A ideia de se tornar autora surgiu de onde? Quais as suas influências? Apresente suas obras.

Acho que não foi bem uma idéia que surgiu rsrs! Desde que eu consigo segurar um lápis, eu comecei a escrever, acho que foi um processo natural. Minhas influências estão em todo lugar, num livro que eu li, numa música ou num filme, numa notícia ou numa fofoca que uma amiga me contou. Tudo se transforma em idéia na minha cabeça
Apresentar as obras é uma coisa difícil! Haha! Bom, sou autora de quatro livros publicados, três de maneira independente. O primeiro, Vermelho Sangue, conta a história de uma caçadora de vampiros que se apaixona pelo seu pior inimigo; Toda Garota Quer é a jornada de uma adolescente em auto-descoberta que, durante as férias de verão, encontra o amor onde menos espera; Ardente Perigo é sobre Laura, que após se envolver com um rapaz misterioso, se vê tendo que decidir entre um grande amor ou uma grande amizade, e sua decisão tem o poder de salvar ou condenar a humanidade; e o mais recente, As Bruxas de Oxford, onde Malena é uma garota que descobre ser a reencarnação de uma poderosa bruxa e tem que impedir antigas conhecidas de se vingarem da cidade por terem sido queimadas na fogueira.


3. Quais foram suas maiores dificuldades para publicar os livros? Como você avalia a concorrência dos livros estrangeiros?

A maior dificuldade pra mim acho que é a mesma que pra todo autor iniciante: divulgação. Publicar não é nem de longe tão difícil quanto divulgar. A busca por uma editora foi sim cansativa e cheia de “não” e “bla bla bla”, mas ninguém tinha me avisado que o trabalho vinha mesmo depois! É muito difícil chegar até o leitor, ainda mais quando tem quilos de livros estrangeiros competindo com você. Criou-se uma cultura de ler só livros estrangeiros e de associar o nacional a clássicos, e isso quase que imediatamente afasta o interesse do leitor. Tive sorte de pegar uma fase em que o público já estava mais receptivo, mas ainda é um trabalho duro.


4. Seu livro AS BRUXAS DE OXFORD, única de suas obras que li até o momento, trata de uma história fantástica envolvendo uma menina que seria um reencarnação de uma bruxa e cuja missão é eliminar suas irmãs do passado também reencarnadas. Qual o motivo para a escolha dessa temática?

Eu juntei dois temas de que eu gosto muito e sobre os quais sempre quis falar: bruxas e reencarnação. Sempre tinha pensado nas duas coisas separadas e a ideia nunca vingava. Então, um dia eu simplesmente tive essa ideia de uma garota descobrindo que tinha sido uma bruxa numa outra vida, e no que aconteceria se outras bruxas reencarnassem e tentassem matá-la...e ai estava a história.


5. Em sua opinião, o que uma descoberta dessas, no caso o fato de ser uma bruxa, poderia causar na vida de um pessoa? Você acredita que isso realmente possa acontecer?

Ah, eu bem que gostaria! Passei anos esperando uma carta de Hogwarts hahaha! Acredito no espetacular, mas no fantástico só acredito vendo. Acho que se acontecesse comigo, minha primeira reação seria a mesma da Malena: já era, eu estou totalmente maluca, me internem! É o tipo de coisa que pode virar sua cabeça do avesso. Depois, me acostumando, eu talvez aprendesse a lidar com isso, mas ainda causaria vários estragos. É um segredo enorme e muito poder pra uma pessoa só.


6. Essa obra apresenta casos de preconceito, como o sofrido pela personagem principal, por ser albina, e por outra personagem, por ter um estilo voltado para o gótico (maquiagem, roupas pretas, etc.). Você teve inspiração em alguém específico para criar essas situações?

Eu tinha uma amiga, quando era mais nova, que tinha um estilo bem parecido com o gótico da Kathi, e quase ninguém falava com ela porque era toda esquisitona. Parti um pouco desse princípio, mas não foi só por isso, especificamente. Acho que o diferente tende a chamar a atenção e ao mesmo tempo ser motivo de repúdio pra pessoas que não tem a cabeça muito aberta. Eu, como leitora, acharia estranho se não houvesse nenhum tipo de preconceito contra essas duas personagens em nenhum momento do livro. Faltaria verossimilhança pra mim (embora, se a vida real fosse livre de preconceitos em todos os lugares, eu não fosse reclamar nem um pouco!)


7. Além de autora, você também é blogueira. Apresente-nos o seu blog CINE BOOKS. O que ele oferece de diferente dos demais blogs?

O CineBooks não é um blog muito diferente dos outros. O grande diferencial é que quase não tem promoções haha! E eu tenho umas colunas fixas que também diferenciam um pouco, tipo o “Dez Coisas” – onde toda semana eu posto uma lista de dez itens, geralmente meio cômico, relacionada ao universo dos livros, filmes e séries – e a Seção “Novos Autores” – que é meu meio de apoiar escritores iniciantes, apresentando um novo todo mês no blog.


8. Como você avalia o “super povoamento” de blogs literários na internet? A que fatores você atribui esse fenômeno? São todos sérios ou alguns estão aí apenas para ganhar livros?

Eu não gosto muito de ficar avaliando porque existem blogs e blogs, né? Às vezes me parece que virou modinha ter blog literário, e, honestamente, tem alguns que não têm a mínima qualidade. Não sei que “bum” foi esse que levou todo mundo a ter blog de repente, mas ao mesmo tempo em que, dessa explosão, surgiram blogs muito bons, surgiram os sem qualidade que só querem angariar seguidores pra fazer parcerias e sorteios e tirar livros de graça.


9. Quais os seus projetos literários para 2012? Tem alguma nova obra em andamento? Caso sim, adiante-nos o que vem por aí.

Acabei de terminar a continuação do Bruxas, chamado O Coração da Magia, e espero que ele saia ainda esse ano. Vou dar um tempinho antes de trabalhar no meu próximo projeto, que vai ser um chick-lit! É bom respirar um pouco dessa onda sobrenatural, né? haha


10. Jogo rápido de literatura e música: cite suas preferências!!!

A – Banda(s) ou artista(s): Evanescence
B – Álbum(ns): American Idiot (Green Day)
C – Música inesquecível: O Segundo Sol (Cássia Eller)
D – Banda extinta ou artista falecido que você gostaria de ressuscitar: Beatles
E – Livro: Eu Sou o Mensageiro, Markus Zusak
F – Autor(a): Markus Zusak
G – Obra que gostaria de ler: Razão e Sensibilidade, Jane Austen
H – Obra que releria: qualquer uma das minhas favoritas


Pra finalizar, uma mensagem aos leitores do LIVROS E ROCK N' ROLL.

Obrigada pelo espaço, Marcio, e queria convidar todo mundo que estiver lendo a dar uma passadinha no meu blog (www.larissasiriani.blogspot.com) e a acompanhar as minhas loucuras no twitter (www.twitter.com/larissasiriani) e, quem tiver interesse, dê uma olhadinha sem compromisso nos meus livros, baixe capítulos e outras coisinhas. Beijocas e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário