sábado, 26 de maio de 2012

Entrevista com o blogueiro - Jéssica Asato

De volta com a ENTREVISTA COM OS BLOGUEIROS!!!

E quem nos dá o prazer de suas palavras é a belíssima Jéssica Asato, essa moça da foto aí ao lado, administradora do blog MEINE LIEGE.

1. Quem é Jéssica Asato?

Bom, é difícil falar sobre mim mesma, ainda mais como terceira pessoa do singular. Mas eu sou uma menina-mulher, às vezes esqueço que tem 24 anos e muitas vezes acha que tem 50. Ainda não sei qual o meu dom, mas adoro ler, fotografar, ouvir músicas e ficar na minha. Gosto de conversar com pessoas inteligentes e – principalmente – humildes. Sou o tipo de menina que se identifica facilmente com trechos de Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Florbela Espanca.
           
2. De onde surgiu a ideia de criar um blog literário? Há quanto tempo ele surgiu? Qual o principal objetivo ao criá-lo?

Eu sou blogueira desde os meus 12 anos. Naquela época (nossa, como isso “soa” velha-guarda) os blogs eram destinados exclusivamente a relatos pessoais. Se não fosse para contar sobre o seu dia-a-dia, então teria alguma coisa totalmente subjetiva. Era muito bom, conheci muitas pessoas maravilhosas através de relatos pessoais. Com o tempo, os objetivos do blog foram mudando, mas sempre tive em mente manter esse toque subjetivo em qualquer assunto que meus blogs compartilhassem. Ano passado conheci alguns blogs literários e achei muito bacana a ideia de dedicar um espaço virtual exclusivamente a livros, já que eu também gosto muito de ler. Mas também gosto de ver filmes, amo ouvir músicas, então decidi criar um espaço que compartilhasse assuntos culturais, no geral – sem perder a subjetividade.
                       
3. Como você mede a popularidade do seu blog (seguidores, comentários, divulgações, compartilhamentos)?

Eu não meço. Por ter em foco a subjetividade, gosto de receber visitas, comentários de pessoas que realmente se interessam pelo o que está escrito ali. Que haja uma conexão entre a blogueira e o(a) leitor(a). E é muito gratificante quando você se depara com um número significativo de leitores que te acompanham pelo o que você escreve, pelo o que você é.
                       
4. Das 14 seções presentes no MEINE LIEGE, qual(is) a(s) que tem (têm) maior repercussão?

Por incrível que pareça, as seções que eu mantenho ativas têm uma repercussão bem legal. Mas as que são mais visitadas são as resenhas (Lendo & Resenhando), Fazendo Meu Filme, Querido Diário e Comprar Ganhar Receber.

                     
5. O blog também fala sobre filmes. Alguma preferência entre estes e os livros ou a paixão é a mesma?

A paixão é quase a mesma. Gosto de “colecionar” e assistir filmes tanto quanto “colecionar” e ler livros, mas o tempo que a gente desfruta de cada um é bem diferente. Eu gosto de ambas as sensações, mas falar de livros é dinâmico, a opinião está sempre mudando, sempre trazendo novas opiniões e sentimentos.
                       
6. Qual sua frequência de leitura e de postagens no blog?

Nossa! Confesso que minha frequência de leitura e postagem é bem pequena. Como eu frisei, o Meine Liege tem esse toque subjetivo. Apesar de falar sobre livros, lançamentos, novidades, resenhas, filmes, etc., eu gosto de deixar a minha marca registrada em cada post. E assim, demoro um tempo até cada leitor absorver as informações e também a minha opinião. É muito legal quando um blogueiro/leitor capta essa mensagem subjetiva e deixa sua marca registrada sobre o assunto também.
Quanto à frequência de leitura, sou daquelas que “saboreia” a estória o máximo que puder, sem pressa, sem preocupação com quantidade de livros, etc. Já fiquei, sim, preocupada com limite de tempo por causa de parcerias com editoras, mas a leitura não flui como deveria: se torna pesada, um fardo ao invés de um presente.
                       
7. O mercado literário brasileiro sofre com a concorrência de livros de autores estrangeiros.  As editoras nacionais lançam no Brasil obras do exterior que já são sucesso de vendas e crítica, o que torna ainda mais difícil para os autores brasileiros a colocação de suas obras no mercado, pois, literalmente, “estão saindo do zero”. Qual a sua opinião sobre isso?

Eu creio que o mercado literário nacional tem tanta capacidade de ser “best-seller” quanto qualquer outro país. Tivemos grandes nomes literários que impactaram a literatura em âmbito nacional e por que não agora? Creio que a cultura e a história que o Brasil cresceu e está inserido atrapalhe o desenvolvimento da literatura. Já é visível que o contexto histórico no qual crescemos e a própria cultura dificulta o crescimento da educação e do interesse pela leitura. Como crescer em âmbito internacional se no próprio país o interesse pela leitura é menor? A concorrência com o mercado estrangeiro não é a “dificuldade” maior, no meu ponto de vista. E sim, de trazer mais leitores nacionais à procura das obras de seu país.
                       
8. Jogo rápido de literatura e música: mostre suas preferências!!!

Livro: Um dia de David Nicholls
Autor: Marian Keyes
Qual livro está lendo no momento: @mor de Daniel Glattauer
Qual livro gostaria muito de ler: Muito? Nenhum, no momento.

Banda ou artista: Coldplay e Alanis Morissette
Canção inesquecível: The Blower’s Daughter – Damien Rice
Banda extinta ou artista falecido que gostaria de ressuscitar: Nenhum.


9. Pra finalizar, deixe um recado para que todos conheçam o blog Meine Liege!!!

Galera do Meine Liege, obrigada por lerem a entrevista que o autor Marcio me propôs com tanto carinho. Espero que tenham conhecido um pouquinho mais sobre a blogueira meio sistemática e nada perfeitinha que escreve para vocês com pouca frequência! Ainda assim, quero agradecer a cada um de vocês que visitam, curtem, leem os posts – e os meus surtos, de vez em quando – deixando suas marcas subjetivas com muito carinho no blog! Um super beijo e até breve!

3 comentários:

  1. Aowww, olha a dona Jessica aí!!!
    *-*
    Obrigada pelo convite Marcio! E me desculpa pela demora em responder o e-mail!

    Um super beijo e sucesso!
    Quem sabe, até na Bienal em SP? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a paciência para responder!!! =D

      Provavelmente nos vemos na Bienal...\o/

      Excluir
  2. Own..... que linda minha amora!!!

    Legal a ideia de fazer entrevista com blogueiros, curti ;D

    ResponderExcluir