quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um pouco de Eddie Cochran

Raymond Edward "Eddie" Cochran (2 de outubro de 1938 - 17 de abril, 1960 ) foi um americano músico de rock and roll e uma influência importante na música popular durante a década de 1950 e início dos anos 1960. 

Ele teve aulas de música na escola, mas deixou a banda para tocar bateria. Além disso, ao invés de ter aulas de piano, ele começou a aprender violão, tocando a música country ouvida no rádio. Em 1955, a família Cochran mudou-se para Bell Gardens, Califórnia. Com sua guitarra, ele formou uma banda com dois amigos de sua escola secundária. Durante um show com muitos artistas em um salão da Legião Americana, ele conheceu Hank Cochram (mais tarde, um compositor de música country). 

Embora sem parentesco, eles gravaram como "The Cochran Brothers" e começaram a atuar juntos. Eddie Cochran também trabalhou como músico de sessão, e começou a escrever canções, fazendo uma "demo" com Jerry Capehart, o seu gerente no futuro. 

Ao tocar com Hank Cochram, Eddie Cochran tocou uma guiterra Gibson acústica, com um único corte florentina. Esta guitarra apresentava um par de captadores Gibson P90, às vezes chamado de "pickups" devido à sua forma da orelha do cão. Mais tarde, Cochran mudou para uma 1956 6120 Chet Gretsch Atkins modelo ocidental, que Eddie tinha modificado. Ele substituiu a posição do pescoço da pickup Armond Dynasonic por um pickup preto P-90 Gibson coberto. Ele também usou guitarras acústicas Martin. 

Em 1956, Boris Petroff perguntou a Cochran se ele iria aparecer na comédia musical "The Girl Can't Help It". Ele aceitou e cantou uma canção chamada "Twenty Flight Rock" no filme. No entanto, seu hit mais famoso, "Summertime Blues" (co-escrito com Jerry Capehart), foi uma influência importante sobre a música no final dos anos 1950, tanto liricamente e musicalmente. (A canção, lançada em Liberty gravação # 55144, charted # 8 em 25 de agosto de 1958.) Breve carreira de Cochran incluído apenas um pouco mais hits, como "C'mon Everybody", "Somethin 'Else", "My Way" , "Weekend", "Teenage Heaven" "Sentado na Varanda", "Três Estrelas", "Nervous Breakdown", e seu número UK póstumo um sucesso "Three Steps to Heaven". Em 1959, ele apoiou Skeets McDonald nos estúdios da Columbia para "You Oughta See Grandma Rock" and "Heart Breaking Mama." 

No sábado, 16 de abril de 1960, enquanto estava em turnê no Reino Unido, com 21 anos, Cochran morreu em um acidente de trânsito com um táxi viajando por Chippenham, Wiltshire. O táxi bateu em um poste de luz em Rowden Hill, onde uma placa agora faz alusão ao evento (nenhum outro carro foi envolvido). Cochran foi lançado através do pára-brisas, sofreu ferimentos graves na cabeça e foi levado para o Hospital St. Martin's, mas morreu às 4:10 h do dia seguinte. A letrista Sharon Sheeley e o cantor Gene Vincent sobreviveram ao acidente. 

Fonte: www.letras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário