terça-feira, 23 de outubro de 2012

Resenha - Eu sei o que você está pensando (John Verdon)

Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 340


Sinopse:

Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso. Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

Opinião:

John Verdon nos apresenta em seu livro de estreia uma trama sensacional que mescla, principalmente, o detalhismo do gênero policial com a psicologia. Um assassino em série parece conhecer muito bem cada uma de suas vítimas e as amedronta com cartas antes de matá-las. 

O ponto forte da obra são os diálogos envolvendo os profissionais da polícia, onde cada um deles pondera sobre suas posições acerca dos crimes. Com isso podemos conhecer um pouco das medidas tomadas nas investigações. Como cada um apresenta personalidade diferente, os diálogos tornam-se mais interessantes à medida que o tempo passa, pois o contraste é saudável.

Um detetive aposentado (lembrei do meu livro IRRESISTIVELMENTE FATAL) envolve-se na trama devido ao fato de que uma das vítimas entrou em contato com ele pouco antes do crime. Sua fama é imprescindível para adquirir o respeito dos demais policiais. 

A parte final do livro apresenta um teor de avaliação psicológica muito forte, conduzida pelo detetive. Isso demonstra os motivos pelos quais um assassino deseja tirar a vida de tantas pessoas.

Uma obra-prima da literatura policial, digna de listas dos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário