terça-feira, 13 de novembro de 2012

Resenha - O chamado selvagem (Jack London)

Editora: Dracaena
Ano: 2011
Páginas: 116
Tradutor: José Luiz Perota


Sinopse:

Buck vivia tranqüilamente no sítio do juiz Miller, no vale da Santa Clara, na Califórnia. Filho de um são bernardo com uma pastora escocesa, ele era um cão imponente, com músculos firmes, pêlos quentes e compridos. Entretanto, não fazia nada além de passear pelos vales, acompanhando os netos de seu dono. Até que um dia, Buck foi roubado e vendido a exploradores de ouro que partiam para uma aventura pelo Alasca. A partir daí, sua vida sofreu uma reviravolta e ele foi obrigado a trabalhar duro, num ambiente inóspito. O que seus novos donos não esperavam era que, ao adaptar-se à nova realidade, Buck começava a fazer parte dela e a descobrir sua verdadeira natureza. 

Opinião:

Esse livro nos mostra como um instinto que parece estar adormecido resolve acordar apenas com um simples ato. Coisas pelas quais passamos, e também os animais, nos fazem agir de uma maneira que nem nós mesmos acharíamos que um dia faríamos. 

Algumas cenas do livro são chocantes, pois mostram detalhes de violência entre animais e entre eles e os humanos. Mas os animais sabemos que agem por instinto. O ser humano dito racional tem a possibilidade de pensar, mas às vezes age pior do que alguns animais, principalmente com relação à violência.

A proposta do livro é muito interessante, pois assim como o título, é intensamente selvagem. Uma obra clássica, de muita qualidade.

Um comentário:

  1. Olá!
    Venho aqui exclusivamente para te convidar para participar do sorteio que estarei realizando juntamente com o blog Daily of Books, em comemoração ao 1º aninho desse super blog que é um grande parceiro dos novo autores nacionais.
    O sorteio acontecerá dia 15 de dezembro e valerá meu livro "Raptores 2" e os ebooks "Tempo Paralelo" e "Romances em Fragmentos" - tá muito fácil de concorrer ^^
    Acesse: http://patkovacs.blogspot.com.br/2012/11/promo-1-ano-do-blog-daily-of-books.html
    E boa sorte \o/

    ResponderExcluir