terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Resenha - O dia da caça (James Patterson)


Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 212

Sinopse:

Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.

Opinião:


Um enredo totalmente diferente do que eu já tinha lido até hoje em termos de literatura policial. O que faz um detetive viajar até o África, mais especificamente à Nigéria e países vizinhos, para tentar prender um assassino?

Alex Cross sofre torturas e escapa da morte diversas vezes em solo africano, mas o que seria apenas uma caça a um bandido, acaba revelando uma conspiração envolvendo quem ele menos esperava.

Alguns detalhes da sociedade africana são apresentados nesse livro e nos mostram os horrores pelos quais passam algumas famílias. Facções, na busca pelo poder de determinados territórios, eliminam monstruosamente famílias inteiras. No Sudão, por exemplo, é prática comum as pessoas serem queimadas com óleo fervente. O que mais nos deixa indignado é a benevolência da ONU, que prefere não atuar nessas áreas tamanha é a violência.

Com relação a isso, vemos mais uma vez questões econômicas e religiosas envolvidas. Econômicas, pois envolvem o petróleo. Religiosas, pois mostram os muçulmanos aniquilando católicos. Seria o troco por tudo que sofreram no passado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário